quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O pulso...o ritmo....a duração....o tempo do som e do silêncio


O batimento do coração e a respiração da mãe estão entre as primeiras indicações que os bebês tem da existência de um mundo além de sua própria pele. (DAVID BURROWS, 1990 p. 17)

Vamos começar pensando na pulsação original que ouvimos quando ainda estávamos no ventre de nossa mãe...Vamos ouvir o batimento de nosso próprio coração ou do nosso colega ao lado colocando nossos ouvidos em suas costas na altura do coração.

Observamos que o batimento de nossos corações são regulares...também na música os batimentos acontecem da mesma forma e até podemos usar um metrônomo para manter sua regularidade...como se fosse um relógio...na música usamos o metrônomo para marcar o pulso e o andamento.

O tempo de duração e a velocidade que o som e o silêncio acontecem.

O andamento da música indica que ela pode ser rápida ou lenta e a duração indica que seus sons podem curtos ou longos. Como forma de grafar a duração dos sons começarei usando traços longos e curtos da seguinte maneira:

______________________________________________________

_____________________________

_____________

_____

Exercício:

Os alunos poderão escolher livremente qualquer altura que seja confortável a sua voz e ir alternando entre sons curtos e longos;
Depois separar por grupos escolhendo quem fará oquê procurando combinar suas vozes. Se houver alguém orientando, poderá fazer soar ao piano as notas de um acorde como DO - MI - SOL - DO.